A due diligence é um processo de investigação e auditoria nas informações de empresas fundamental para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores.
Esse processo tem variações claras conforme a natureza do negócio e o tamanho da empresa, mas, basicamente, refere-se
a questões de ordem financeira, contábil e fiscal, além de aspectos jurídicos societários, trabalhistas, de propriedade intelectual e tecnológica.
Enfim, trata-se de um trabalho que deve identificar os ativos e passivos contábeis e jurídicos, permitindo maior segurança
na negociação para os compradores, acionistas ou investidores.
Nesse processo, o conhecimento técnico e a atuação ética com garantia de imparcialidade e confidencialidade da equipe da Painel
Contábil é essencial para que a operação seja bem-sucedida.
O trabalho da Painel Contábil em processos de due diligence pode ser em favor do vendedor, na preparação do pacote de documentos e informações, ou do comprador/investidor, na auditoria do pacote de documentos e informações disponibilizado, investigação de informações inconsistentes e verificações perante órgãos públicos.
A Painel Contábil, conforme a finalidade da due diligence e a sua natureza, gerencia e controla os processos de troca de informações entre as partes envolvidas na transação.
O resultado do processo de due diligence é, normalmente, um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingências.
Esse relatório será um dos elementos relevantes na elaboração dos instrumentos jurídicos definitivos para concretização da transação, assim como, auxiliará na fixação dos valores negociados.
A avaliação se faz necessária não apenas como parte de um processo de fusão e aquisição. Ela também é útil caso os acionistas desejem:
O trabalho de avaliação realizado pela Painel Contábil é iniciado pelo levantamento das informações gerais sobre o negócio e por uma revisão nos documentos da empresa que confirmem os dados levantados.
Em seguida, mediante análise e estudos financeiros, apuramos a situação atual e o passado recente da empresa, considerando os valores de ativos e passivos, assim como, a situação fiscal.
Com base nesses dados e considerando planos de expansão e outros objetivos discutidos com o cliente, realizamos a avaliação da empresa ou negócio utilizando o método mais adequado, tais como contábil/patrimonial, fluxo de caixa descontado, múltiplos ou valor econômico adicionado.
As operações de fusão e aquisição costumam ser o meio mais eficiente para empresas e investidores que buscam crescimento, entrada em novos mercados ou captura de sinergias com players do mesmo segmento.
Como essas transações são, normalmente, um marco na evolução das empresas e implicam valores significativos, é recomendável que o processo seja apoiado por profissionais especializados, os quais terão papel fundamental para o bom andamento da negociação e o equilíbrio entre os interesses das partes envolvidas.
A primeira etapa de um processo de fusões e aquisições consiste em auxiliarmos o cliente na definição de uma estratégia e
na identificação dos seus objetivos e expectativas. A partir de então, podemos iniciar a busca de potenciais empresas ou
negócios alvo para a operação.
Além disso, realizamos uma avaliação da empresa ou negócio alvo da operação para estabelecer os valores que servirão de base para a negociação.
Nossos serviços incluem, também, a negociação preliminar de condições do negócio, a realização de eventual auditoria pré ou pós aquisição (due diligence), a negociação de mecanismos de garantia para a operação e a coordenação da revisão dos documentos jurídicos necessários à implementação da operação.
A Painel Contábil presta, ainda, serviços de acompanhamento pós conclusão das operações, quando estas envolvem apurações futuras e pagamentos condicionados.